Solidariedade ao Coletivo Filhos Roubados, Mães Dizimadas - Desmilitariza e manifestantes perseguidos pela PM do Paraná
- redenenhumavidaame
- 30 de jan.
- 2 min de leitura
Nós, da Rede Nenhuma Vida a Menos, expressamos nossa total solidariedade ao Coletivo Filhos Roubados, Mães Dizimadas - Desmilitariza, de Curitiba, que vem sendo alvo de perseguição por conta do importante e incessante trabalho de denúncia e mobilização contra a brutalidade policial.
No dia 7 de janeiro, um integrante do coletivo que é formado majoritariamente por familiares de vítimas da polícia - pai de Mike, assassinado em 2017 pela PM -, foi intimado a prestar depoimento sobre um panfleto distribuído durante uma manifestação, que trazia informações públicas sobre policiais que cometeram diversos assassinatos. A atividade, não por acaso, foi uma organização conjunta contra diversas violências praticadas pelo Estado, contra a brutalidade policial, o financiamento de comunidades terapêuticas e também pelo fim do genocídio na Palestina.

Importante frisar que tal tentativa de criminalização vem após um advogado - conhecido por defender policiais em processos, incitar o ódio e divulgar mentiras diversas em suas redes sociais - divulgar um vídeo trazendo insinuações infundadas sobre o movimento e mais uma vez manchando a memória de um jovem morto pela polícia, em um claro ataque às famílias que se mobilizam por memória e justiça. Não é a primeira vez que esse advogado divulga mentiras sobre vítimas da violência policial.
O coletivo tem realizado mensalmente manifestações no centro de Curitiba, conversando com a população e levando suas pautas, além de fazer denúncias e acompanhamentos de casos, uma organização mais do que justa e necessária. Em cada uma dessas mobilizações, há uma circulação enorme de viaturas da polícia militar e guarda municipal, que tiram fotos, filmam, riem e intimidam os presentes. Um ataque aos membros do coletivo é um ataque a todas as pessoas, movimentos e organizações que lutam por justiça e memória, e fere o direito à livre manifestação!
Mais uma vez, nos solidarizamos ao Desmilitariza e cerramos os punhos contra a perseguição e qualquer tentativa de criminalização de lutadores e lutadoras sociais!
Por justiça e memória!
Pelo fim das polícias!
Comments