Justiça por Kelvin e Wender! Solidariedade a todos os que lutam contra a violência policial em Londrina (PR)
- redenenhumavidaame
- 18 de fev.
- 2 min de leitura

No último sábado (15), policiais militares assassinaram Kelvin dos Santos, de 16 anos, e Wender da Costa, de 20 anos, na favela da Bratac, em Londrina, interior do Paraná. Na mesma noite, familiares e amigos que filmavam e gritavam revoltados diante dessa covardia foram fortemente reprimidos com balas de borracha e spray de pimenta.
O caso foi uma fagulha para uma cidade que não aguenta mais tanta violência policial: nesta segunda-feira (17), cerca de 20 manifestações ocorreram no município. A população indignada saiu às ruas, exibindo faixas com frases como “A favela pede paz!”, “Não foi confronto, é extermínio” e “O inimigo veste farda”.
A onda de protestos não parou e já está em seu terceiro dia consecutivo, mas, infelizmente, a violência persiste. Além de tentar intimidar as famílias e a população com sua forte presença durante e depois das mobilizações, a polícia já prendeu 4 pessoas e a Secretaria de Segurança Pública anunciou que irá atrás de outros manifestantes utilizando drones e reconhecimento facial.
Isso porque os atos também foram marcados pela radicalização do povo cansado dessa brutalidade nas favelas de Londrina. Ruas foram fechadas, o trânsito foi bloqueado, ônibus foram queimados e apedrejados e foram identificados diversos pontos de incêndio. Essa tática é usada para chamar a atenção para a luta da periferia contra o terrorismo de Estado e não pode ser criminalizada! Enquanto eles M4T4M nossos jovens, usam armamentos LETAIS e toda a força que têm ao seu alcance, a população conta apenas com sua união e sua organização para se defender. Pedras e cacos de vidro não se comparam à violência cometida diariamente pelo próprio Estado nas periferias de Londrina!
Após as manifestações, o Ministério Público do Estado do Paraná e a Corregedoria-Geral informaram que vão investigar o assassinato dos dois jovens.
A Rede se soma na luta contra a violência policial em Londrina, no pedido por justiça por Kelvin e Wender e na solidariedade às famílias nesse momento de tanta dor. Lutar pela paz nas favelas, lutar contra a farsa dos ditos “confrontos”, não é crime! Liberdade imediata para os detidos! Justiça por Kelvin e Wender! PELO FIM DAS POLÍCIAS!
Σχόλια